Questões Frequentes

Que tipo de serviços presta a Chronopost Portugal?

A Chronopost presta serviços de transporte expresso de mercadorias até 31,5 kg em todo o território nacional e em mais de 230 países, tanto no setor empresarial (B2B) como particular (B2C).

Como fazer uma expedição?

Acondicionada e embalada a sua expedição, a forma mais fácil de o expedir é através da nossa ferramenta Chronoship. Após feito o login de clientes acede ao Chronoship, preenche e imprime a guia, que adiciona à encomenda, juntamente com a restante documentação (fatura de mercadoria ou guia de remessa). Depois marca a recolha no próprio portal. Caso não deseje inscrever-se no nosso sistema, poderá sempre marcar uma recolha através do número de serviço a clientes: 707 45 28 28.

Quais as medidas e peso máximo que podem ter os meus envios?

No serviço doméstico continental, o peso máximo dos volumes que transportamos é de 30kg e o total das 3 dimensões não deve exceder 1,60m, sendo que a medida maior não pode ultrapassar 1,20m.

No serviço internacional rodoviário, o peso máximo é de 31,5kg e o total das 3 dimensões não deve exceder 3,00m, calculando-se através da fórmula: Comprimento cm + 2 x (Largura cm + Altura cm). O comprimento máximo é de 1,75m. Caso as medidas excedam este limite, contacte-nos.
O peso volumétrico aplica-se ao serviço Internacional e Ilhas, e sempre que este for superior ao peso real da encomenda (segundo a fórmula de cálculo: Largura cm x Altura cm x Comprimento cm/4000 nas Ilhas, e Largura cm x Altura cm x Comprimento cm/5000 no Internacional).

Como preencher uma guia Chronopost?

As guias da Chronopost incluem um conjunto de campos , devidamente identificados, que o cliente deverá preencher da seguinte forma:

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Legenda:

  1. Nome e endereço do expedidor;
  2. Nome e endereço com Código Postal de 7 dígitos do destinatário;
  3. Identificação da Chronopost e do número da Guia de Transporte com código de barras para leitura com scanner;
  4. Identificação da natureza das mercadorias transportadas, do seu peso total e da quantidade de volumes;
  5. Espaço reservado ao expedidor para registo de instruções adicionais úteis à entrega do envio;
  6. Espaço reservado à colocação das etiquetas autocolantes referentes aos volumes agregados (Máx. 4 multi-volumes);
  7. Identificação do valor a cobrar contra a entrega do volume;
  8. Local para indicação do valor de transporte a pagar pelo destinatário (campo 9) ou pelo expedidor (campo 10) quando for caso disso;
  9. Local para data e assinatura do expedidor;
  10. Local para data e assinatura do Condutor-Distribuidor da Chronopost.

Para expedir vários volumes para o mesmo destino, tenho de preencher várias guias?

Uma guia, preenchida através do ChronoShip permite adicionar até 999 volumes a uma expedição. Caso preencha uma guia manual, este limite reduz-se para um máximo de 5 volumes por guia.

Que documentos devem acompanhar a minha expedição? E se for uma expedição internacional?

Se a sua expedição não for um documento (ou se o seu documento for superior a 20 kg) deverá fazer-se acompanhar de alguns documentos, que variam consoante o local de destino. Para expedições com origem e destino em Portugal, deverá acompanhar o seu envio com uma guia de remessa ou fatura. Caso o destino da expedição seja internacional, deverá complementar a documentação com:

Expedições (não documentos) para a União Europeia:

  • Guia de remessa ou fatura (preferencialmente em inglês).

As ilhas canárias regem-se pelas regras de envio estipuladas para fora da Comunidade Europeia. Assim, queira por favor ler a informação abaixo.

Expedições (não documentos) para fora da união europeia:

  • Anexar uma fatura comercial ou pró-forma (limitada ao valor de 75€ - após este valor tem de ser obrigatoriamente uma fatura comercial);
  • Complementar com a seguinte informação (obrigatória):
    • Origem da mercadoria;
    • Detalhes do Expedidor e do Destinatário com nome da pessoa de contacto e telefone;
    • Fatura e assinatura em original;
    • Número da fatura e número de contribuinte;
    • Número de páginas;
    • Descrição completa da mercadoria e número de itens;
    • Peso líquido e bruto;
    • Valor unitário e total por tipo de mercadoria;
    • Valor total da fatura;
    • Indicação da moeda utilizada;
    • IMCO Terms (Termos de entrega);
    • Termos de Pagamento da mercadoria;
    • Processado por computador/ Nome da tipografia (onde a fatura é impressa);
    • Declaração de isenção do IVA;
    • Utilização da língua Inglesa;
    • Artigo Pautal.

Para além destas informações, cada país poderá ter requisitos específicos para as faturas. Assim, aconselhamos que se informe atempadamente dos mesmos, para que o seu envio não seja retido por motivos aduaneiros.

Para além dos artigos não autorizados a enviar pela Chronopost (Materiais perigosos, plantas e animais vivos, bens perecíveis, produtos alimentares, armas e materiais militares, materiais preciosos, peles de animais selvagens, álcool e tabaco), existem artigos adicionais que são proibidos noutros países. O expedidor de envios internacionais tem a responsabilidade do cumprimento das regulamentações governamentais e respetivas leis, pelo que aconselhamos que consulte a lista de artigos de importação interdita de cada estado.

É necessário ser um utilizador registado para fazer uma expedição?

Sim. Para poder realizar expedições através do portal terá que estar registado. No entanto fazer o registo é rápido e fácil e poderá fazê-lo em apenas alguns minutos!

Como posso localizar uma expedição?

O sistema Track & Trace da Chronopost permite-lhe acompanhar, a todo o momento, as suas encomendas. Entrando na área de Loggin poderá aceder ao Track& Trace e, com um simples clique poderá consultar todas as informações relativas às suas expedições: situação de um ou vários, respetiva data e hora de entrega, nome do recetor, histórico, se houve algum tipo de incidência, consultar a prova digital de entrega, etc, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Este seguimento é possivel através do sistema de tratamento de encomendas desenvolvido pela Chronopost, que permite registar informações fiáveis e rápidas da distribuição das mesmas. Através de um scanner portátil que comunica, via GPRS, com o sistema, é registada com precisão, a hora de partida, as diferentes etapas do transporte e o instante exato da entrega, assim como possíveis incidências que possam acontecer.

A Chronopost tem algum serviço pós-venda?

Para assistir aos nossos clientes, a Chronopost conta com um departamento dedicado e pró-ativo de Serviço a Clientes. Assim, estamos à inteira disposição dos nossos clientes e destinatários, através do número único 707 45 28 28, disponível das 8h30 às 20h00, nos dias úteis e das 9h00 às 13h00 ao sábado.

Como posso enviar a minha candidatura de emprego ou consultar anúncios de recrutamento da empresa?

Através do menú "A Chronopost" poderá ter acesso, no submenú do lado esquerdo, ao menú recursos humanos. Este último inclui as àreas "Ofertas de emprego" (para consultar e candidatar-se a ofertas em vigor) e "Candidatura espontânea" (para efetuar a sua candidatura espontânea).